SN logo
<   All blog posts

5 dicas para cirar o melhor inquérito

Aqui estão algumas dicas a seguir para te ajudar a construíres o melhor inquérito:

1. Faz um inquérito curto

Isto é a regra número um! As pessoas não têm uma hora do seu tempo para te oferecer. Eles já estão a ser generosos ao clicar no link do teu inquérito, por isso tu precisas de tornar esta experiência bastante simples para eles. Recomenda-se menos de 15 questões. A outra razão é que cada vez mais pessoas estão a responder a inquéritos nos telemóveis, e tu não os queres fazer responder a um inquérito longo no telemóvel, visto que é uma experiência horrível. 

2. Inclui imagens nas tuas questões

Como é que os blogs e os sites de notícias fazem conteúdo de grande qualidade? Eles incluem fotos! Claro, tu como o criador do inquérito só estás interessado em recolher os dados. Mas as pessoas do outro lado do ecrã precisam que responder a um inquérito seja de certa forma interessante e envolvente. É fácil adicionar fotos na ferrramenta de criação de inquéritos da SurveyNuts. É ainda melhor se a questão for acerca da foto. Por exemplo, nós já tivemos clientes que precisavam de obter feedback sobre T-shirts que criaram. É muito divertido para os respondentes. 

3. Sê engraçado. 

"Espera, o quê? Eu sou o vice-presidente do departamento de conhecimento do mercado, isto é um trabalho sério!"

Novamente, a razão número 1 pela qual as pessoas fazem o teu inquérito é simples vontade delas. As questões-padrão "sem alma" são muito, muito aborrecidas. Aquelas grelhas de perguntas são terríveis e fazem o teu cérebro pensar tanto que acabas por responder aleatoriamente. Tu precisas de interagir com os respondentes como se eles fossem os fãs da tua página de Facebook. O teu conteúdo tem de ser único e escrito de forma a que pareça que há um ser-humano por trás do texto e que precisa das opiniões dos respondentes para fazer produtos melhores ou para oferecer um serviço fantástico. Se conseguires, dá algum contexto ao inquérito na introdução. Explica porque é que precisas da opinião deles e porque é que o inquérito vai ajudar a empresa ou a tese de mestrado na qual tu estás a trabalhar. 

4. Personaliza o design do teu inquérito

Se a apresentação do teu inquérito está ótima e diferente, ela vai automaticamente dar-te rácios de respostas completas maiores. Mete o teu logótipo lá. Escolhe bem o tipo de letra. Isto é a razão pela qual deves trabalhar mais e mais nos themes da SurveyNuts para os teus inquéritos. Nós queremos ajudar-te a personalizar o teu inquérito, da mesma forma que o Tumblr, por exemplo, te ajuda a personalizar o design do teu blog.

Na minha opinião isto é a grande franqueza dos inquéritos da SurveyMonkeys, o design é super funcional, mas a sua aparência parece básica como a de um software desenvolvido há uns dez anos atrás.

5. Publica os resultados do teu inquérito

Toda gente sabe que ver as estatísticas instantaneamente depois de se votar é uma grande motivação para votar. Isso faz com que o processo seja, na verdade, interessante e viciante. É por isso que nós fizemos com que isso fosse possível quando se cria um inquérito na SurveyNuts, nós temos a opção de deixar que os respondentes vejam os resultados logo depois de responderem. Pensa se tu precisas mesmo de guardar as respostas para ti próprio ou se os teus clientes podem vê-las também. Com as redes sociais, mais e mais informação está a ser espalhada de qualquer forma. A liberdade de opinião é uma coisa magnífica, liberta-a!

Como sempre, não hesite em contactar-nos por email se tiveres qualquer questão ou se quiseres recomendações.




Portugues
arrow