SN logo
<   All blog posts

3 Dicas para Construir um Inquérito sobre Consciência da Marca

Saber que nível de consciência de marca caracteriza a tua base de clientes é fundamental. Visto que a consciência da marca está diretamente relacionada com a preferência de marca (basicamente, as pessoas escolherem os teus produtos e não os da concorrência).

Na verdade, 70% dos consumidores têm de conhecer a tua marca\serviços de antemão para comprarem um produto,  e mesmo assim apenas cerca de 25% deles irão decidir que o teu produto/serviço é a preferência deles.

Então, tu tens de descobrir que nível de consciência de marca é que a tua base de clientes tem, podes começar por te dedicares a estratégias marketing que precisas mais.

E a melhor forma de descobrires quais são as que precisas, é realizares um inquérito. 

Agora, construir um inquérito sobre consciência da marca pode parecer algo intimidador de início já que há muitos aspetos a considerar. Porém, nós vamos-te ajudar e tornar tudo mais fácil ao te dar três dicas úteis:

1. As Primeiras Questões São Questões Desqualificantes 

Porquê? Porque precisas de te certificar que estás a chegar ao segmento desejado, e que irás recolher dados que te vão ajudar nos teus projetos de marketing.

Aqui está um exemplo básico:

Vamos imaginar que tu tens um negócio de eCommerce (loja online) e queres ver o quão popular é a tua marca com consumidores que tenham acima de 30 anos. Ao utilizares uma questão desqualificante logo de início (como por exemplo, "Que idade tens?"), irá garantir-te que só recebes respostas relevantes e que não irás desperdiçar tempo com respostas que não te interessam.

2. Questões Sem-Ajuda São Importantes

Sim é verdade que questões com ajuda (basicamente, questões de escolha múltipla) são mais simples para os respondentes, mas elas não te dão dados com tanta qualidade como as questões sem-ajuda. 

Lembra-te que questões sem ajuda irão exigir que os respondentes escrevam manualmente as respostas, o que significa que será pouco provável que elas sejam respondidas aleatoriamente. Em vez disso, eles vão ter que pensar nas respostas, algo que te vai oferecer dados sobre níveis de consciência da marca através da "primeira impressão". 

Por exemplo, tu podes incluir questões-sem ajuda que perguntam aos respondentes uma lista de empresas que oferecem o mesmo tipo de produtos/serviços que tu (para ver se a tua marca aparece nas respostas).

Claro que isso não significa que todo o inquérito tenha que consistir só de perguntas sem-ajuda. Também deves dar aos respondentes um intervalo ocasional ao incluir questões com ajuda também.

Um bom exemplo seria utilizar questões com ranking para ver como é que os consumidores percecionam a tua marca em relação à concorrência (essencialmente, o nível de familiaridade) 

3. Pergunta aos respondentes como é que ouviram falar da tua empresa

Deves procurar perguntar exatamente como é que eles ouviram falar da tua marca, e pergunta também sobre a tua concorrência (precisas de ver onde é que eles estão a concentrar as suas estratégias de marketing).

Os dados que irás obter através deste tipo de questão serão extremamente valiosos para o teu departamento de marketing - especialmente se tu precisas de encontrar que canais de marketing te deves concentrar.

O formato sem-ajuda é o ideal aqui, mas também podes usar o formato com ajuda se quiseres escolher canais de marketing específicos. 

À procura da ferramenta de inquéritos certa para o trabalho? 

Bem, é com agrado que lhe dizemos que veio ao lugar certo. A SurveyNuts tem tudo o que tu precisas para começares um inquérito de grande qualidade sobre consciência de marca.

A nossa plataforma oferece um editor de inquéritos interativo que te permite ver uma pré-visualização em tempo real do que estás a criar. Além disso, tu podes personalizar as mensagens com código HTML, e adicionar elementos visuais onde tu queiras (para um melhor branding).

E com a nossa ferramenta de Lógica de Ramificação, tu podes redirecionar facilmente as pessoas que não são as mais adequadas para o teu inquérito, diretamente para o final do inquérito.

Além disso, a SurveyNuts fornece-te relatórios de análise detalhada que vêm em diferentes formatos: Gráficos de rosca, estatísticas, e até nuvens de palavras. E sim, tu podes facilmente exportar os resultados se quiseres. 

Ademais, aqui está o que a SurveyNuts te pode oferecer:

  • Otimização para dispositivos móveis - Nós descobrimos que, normalmente, cerca de 30% dos respondentes a inquéritos utilizam dispositivos móveis para responder a inquéritos, então fizemos com que a nossa ferramenta acomodasse esse segmento de respondentes.

  • Temas Personalizáveis - A SurveyNuts já vem com dezenas de temas incríveis e templates, mas tu também podes criar o teu próprio tema (e construí-lo de forma a que se assemelhe à tua marca)

  • Filtração do IP - A  nossa ferramenta ajuda-te a lidar com o problema de alguém estar a tentar responder várias vezes com o mesmo endereço de IP.

E os nossos preços são mais do que amigáveis para o seu orçamento. Tu podes-te registar de graça, ou usar uma conta Pro sem compromissos apenas por $19/por mês ou então $190/por ano! 




Portugues
arrow